terça-feira, 12 de outubro de 2010

Excertos... Educação...


Maurice Merleau-Ponty
1908-1961

"A situação da criança não é mais feliz assim (liberal) do que num sistema de educação autoritário: nas suas relações com o adulto a criança não chegou ao pé da igualdade que poderia dar-lhe equílibrio.
Sempre nos devemos interrogar sobre as razões que nos fazem adoptar uma atitude com as crianças (ainda que ela seja benevolente: pode ser demagogia). Nossa atitude não deve ser resultado de nosso próprios traumas; a criança não deve sofrer o contragolpe dos abalos que tivemos na vida; ela não está lá para servir de consolo aos nossos males pessoais, mas para viver a sua própria vida.
Seria bom que certos educadores não amassem a pedagogia com a paixão sofredora que às vezes encontramos (a criança é por isso mesmo colocada numa situação anormal). O educador deveria sê-lo por amor à vida, e não por ressentimento contra ela.
Problema da mesma espécie existe em toda a psicologia. Há sempre a superestimação ou subestimação do objecto: viver uma relação de igualdade com outrem é o que há de mais raro na nossa experiência. O outro parece-nos mais forte ou mais fraco."

M. Merleau-Ponty, p. 465

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